É na Educação Infantil que acontece o primeiro contato com a escola, nesse momento a criança experimenta o prazer pelo aprender.
É nessa fase que aparecem algumas dúvidas de “como”: “como eu escovo os dentes”, “como eu lavo as mãos”, “como eu seguro o lápis”, “como eu brinco”, “como eu corro”, “como eu pulo”, “como sou”, “como devo ser e como faço para ser”! É também nesse período que se inicia o desenvolvimento físico, psíquico e a formação do caráter.
A Educação Infantil serve de alicerce para o conhecimento que a criança vai adquirir durante a vida toda. Esse conhecimento se concretiza a partir do momento que a criança começa a:
– Desenvolver independência, autonomia, confiança em suas capacidades e habilidades;
– Conhecer o desenvolvimento e movimento do corpo, suas potencialidades e seus limites;
-Desenvolver hábitos de cuidados com a própria saúde e bem-estar;
– Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças;
– Fortalecer sua auto-estima e ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
– Estabelecer e ampliar as relações sociais, aprendendo, aos poucos, a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando as diversidades e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
– Observar e explorar o ambiente com atitudes de curiosidade;
– Brincar, expressar suas ideias, sentimentos, pensamentos, desejos, necessidades, entre outros.
– Avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo sua capacidade expressiva.
Com todas as propostas estabelecidas pelo colégio, espera-se que o aluno esteja preparado para enfrentar novas etapas de aprendizado.