A psicologia educacional contribui consideravelmente para a criação de um sistema moderno de educação. Ela tem ajudado professores, diretores, administradores, a desenvolver significativamente uma atitude mais solidária para com os alunos, ajudando-os a crescer e se tornarem pessoas mais íntegras e independentes.
A Psicóloga dentro de um colégio apresenta o domínio de identificar em que fase de aprendizagem que a criança se encontra em relação ao seu desenvolvimento social, emocional, intelectual e físico.
É importante que a criança receba orientação em todas as fases do seu desenvolvimento, porque as habilidades psicológicas, interesses e aprendizagem diferem de uma pessoa para outra.
O psicólogo educacional também ajuda o professor a lidar com os seus próprios problemas emocionais para que consiga otimizar o seu desempenho em sala de aula.
Aspectos do cotidiano da vida do aluno podem influenciar no seu rendimento escolar. O psicólogo tem o papel de extrema importância mediar e orientar em conflitos sendo individualmente ou em grupos. Com a orientação adequada, o aluno pode formar uma atitude mais positiva com relação à vida e a si mesmo, além de formar uma personalidade mais integrada e solidária, auxiliando o aluno a lidar melhor com tais situações, esclarecendo e instruindo para superar o problema.
A psicologia educacional ajuda o professor a adquirir e desenvolver qualidades e habilidades necessárias para lidar com os problemas criados pelos alunos, fornecendo ao professor a visão necessária para lidar com a situação de maneira eficaz.
A psicóloga escolar é responsável em manter um vínculo com a família e entrar em contato quando necessário para orientar os pais da melhor forma possível visando o bem estar do aluno.
Principais Objetivos
•Melhorar o desempenho escolar, a motivação e o engajamento dos alunos;
•Realizar avaliações psicológicas e acadêmicas;
•Monitorar o progresso dos alunos;
•Avaliar as necessidades emocionais e comportamentais;
•Promover a resolução de problemas e conflitos;
•Planejar programas de educação individualizada apropriadas para alunos com dificuldades de aprendizagem;
•Ajustar as salas de aula e rotinas para melhorar o desempenho na aprendizagem;
•Comunicar de forma eficaz os pais sobre o progresso do aluno e orientá-los a respeito das questões educacionais;
•Prevenir o bullying e outras formas de violência;
•Avaliar o ambiente educacional e melhorar a conectividade entre escola, alunos e família;
•Reforçar as parcerias Família-Escola;
•Ajudar as famílias a compreender as necessidades de aprendizagem.
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